Alergologia e Imunologia

A cargo da Dra. Marina Rigoni está a área da medicina que abrange as reações alérgicas e as alterações do sistema imunológico do indivíduo, independente de sua faixa etária (desde o nascimento até a terceira idade).

O médico especialista em alergia e imunologia está capacitado para investigar e conduzir casos como:
– Alergias respiratórias (rinite, asma/bronquite, tosse crônica, sinusite);
– Alergias alimentares (alergia à proteína do leite de vaca, ovo, camarão e outros alimentos);
– Alergias de pele (dermatites, como a atópica e a de contato, urticárias/angioedema);
– Alergias a medicamentos: leves e moderadas (antiinflamatórios, anestésicos, antibióticos, contrastes radiológicos) ou graves (farmacodermias; sd. stevens-johnson, NET; eritema multiforme, eritema pigmentar fixo);
– Alergias oculares (conjuntivites alérgicas);
– Investigação de reações anafiláticas (reação alérgica grave e de risco de vida);
– Investigação de infecções de repetição: bacterianas (ex: sinusite, otite, pneumonias), virais (ex: herpes de repetição) ou fúngicas (ex: candidíase de repetição);
– Imunodeficiências.

A investigação dessas doenças é baseada no quadro clínico do paciente, sendo auxiliada por testes alérgicos, quando indicados.

Nosso médico especialista

Dra. Marina Rigoni

CRM: 52-94664-8

Marina Rigoni Costa Moreira é especialista em Alergia e Imunologia (Adulto e criança) pela ASBAI – Associação Brasileira de Alergia e Imunologia/Associação Médica Brasileira. 

Dra. Marina, formada em medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, tem especialização latu sensu em Alergia e Imunologia na Policlínica Geral do Rio de Janeiro (FMP), além de residência em Pediatria no Hospital Municipal Miguel Couto. Somam-se a isso o seu Internato de Cirurgia Geral no Hospital de São Francisco, pela Universidade do Porto, Portugal, e sua especialização na língua inglesa pela Kaplan International English School, Londres, Inglaterra.

É membro da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia Clínica, da Sociedade Brasileira de Pediatria, da Associação Européia de Pediatria e da Associação Européia de Alergia e Imunologia Clínica.